Faleceu no passado dia 12 de Março o Senhor Professor José Rueff Tavares, deixou-nos e foi por certo chamado à Vida Eterna.
Catedrático de Genética na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, brilhante Médico, Investigador Internacional, Professor e Cientista, deixou-nos uma Obra (mais de 230 publicações) que fala por si.
Foi um Grande entre os Grandes.
Homem empenhado com o seus pares, desempenhou inúmeros cargos sociais e científicos de que destacamos ter sido membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Presidente dos Médicos Católicos.
Já em adolescente, o serviço ao outro, tinha marcado a sua vida no Colégio Militar.
Eram os pobres dos Bairros Sociais da Pontinha (anos 60) que o moviam na Direção das Conferências de S. Vicente Paulo dentro do Colégio.
Muitas vezes se lhe ouviu dizer “A ciência só o é, se servir o Homem, caso contrário será uma mera técnica”.
A visão Humanista da Ciência e da Medicina era acompanhada por Rueff Tavares de uma reflexão Bioética profunda e bem fundamentada.
Participou em todos os eventos em que a Federação Portuguesa pela Vida lhe pediu ajuda.
O “Sim à Vida” era sua palavra de Ordem. Por vezes, altas horas da noite, ouvia o proposto num simples telefonema, e de imediato dizia “lá estarei”.
Pela Defesa da Vida tomou parte nas Campanhas contra a legalização do Aborto, contra o uso de Embriões Humanos na experimentação, contra as barrigas de aluguer, contra as técnicas de reprodução artificial, ou ainda contra a Eutanásia e tantas outras matérias da Bioética.
Assinou com elevado empenho as Petições e Iniciativas de cidadãos que nestes 20 anos lhe foram presentes, a favor da Vida. Aceitou com elevada responsabilidade participar em audições no Parlamento.
A Federação Portuguesa pela Vida louva esta Vida dada aos Homens e a Deus e manifesta o seu pesar por tão grande perda no mundo dos vivos, com a certeza de que a nobre memória do Professor Rueff Tavares, ficará para sempre entre nós, com muita saudade e carinho.
À família enlutada apresentamos sentidos pêsames.
A direção da Federação Portuguesa pela Vida
Lisboa, 14 Março 2024
Comments