top of page
Buscar

IN MEMORIAM JOSÉ RUEFF TAVARES

Atualizado: 26 de mar.




Faleceu no passado dia 12 de Março o Senhor Professor José Rueff Tavares, deixou-nos e foi por certo chamado à Vida Eterna.

Catedrático de Genética na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, brilhante Médico, Investigador Internacional, Professor e Cientista, deixou-nos uma Obra (mais de 230 publicações) que fala por si.

Foi um Grande entre os Grandes.

Homem empenhado com o seus pares, desempenhou inúmeros cargos sociais e científicos de que destacamos ter sido membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Presidente dos Médicos Católicos.

Já em adolescente, o serviço ao outro, tinha marcado a sua vida no Colégio Militar. 

Eram os pobres dos Bairros Sociais da Pontinha (anos 60) que o moviam na Direção das Conferências de S. Vicente Paulo dentro do Colégio.

Muitas vezes se lhe ouviu dizer “A ciência só o é, se servir o Homem, caso contrário será uma mera técnica”.

A visão Humanista da Ciência e da Medicina era acompanhada por Rueff Tavares de uma reflexão Bioética profunda e bem fundamentada.

Participou em todos os eventos em que a Federação Portuguesa pela Vida lhe pediu ajuda.

O “Sim à Vida” era sua palavra de Ordem. Por vezes, altas horas da noite, ouvia o proposto num simples telefonema, e de imediato dizia “lá estarei”.

Pela Defesa da Vida tomou parte nas Campanhas contra a legalização do Aborto, contra o uso de Embriões Humanos na experimentação, contra as barrigas de aluguer, contra as técnicas de reprodução artificial, ou ainda contra a Eutanásia e tantas outras matérias da Bioética.

Assinou com elevado empenho as Petições e Iniciativas de cidadãos que nestes 20 anos lhe foram presentes, a favor da Vida. Aceitou com elevada responsabilidade participar em audições no Parlamento. 

A Federação Portuguesa pela Vida louva esta Vida dada aos Homens e a Deus e manifesta o seu pesar por tão grande perda no mundo dos vivos, com a certeza de que a nobre memória do Professor Rueff Tavares, ficará para sempre entre nós, com muita saudade e carinho.

À família enlutada apresentamos sentidos pêsames.


A direção da Federação Portuguesa pela Vida

Lisboa, 14 Março 2024


722 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page