"Hoje é um dia triste para Portugal. Ignorando os especialistas e recusando ouvir o Povo, os deputados aprovaram a legalização da morte a pedido.
A eutanásia tem sido tema recorrente no Parlamento nos últimos seis anos. Nestes mesmos seis anos, os deputados assistiram, sem qualquer sobressalto, à degradação do Sistema Nacional de Saúde e foram incapazes de tirar do papel a Lei de Bases dos Cuidados Paliativos.
Esta votação vem mais uma vez provar que num país onde a esmagadora maioria da população não tem acesso a cuidados paliativos, a cuidados continuados e a cuidados básicos de saúde, a grande preocupação da maioria dos deputados é a sua agenda ideológica.
Este projeto de lei seguirá agora o seu caminho e a Federação Portuguesa pela Vida está confiante que este atentado à dignidade humana não chegará a ser lei. Mas, independentemente do que venha acontecer, o dia de hoje fica marcado pela tristeza de haver uma maioria de deputados que diante do sofrimento nada mais tem a oferecer que a morte.
A Direcção da Federação Pela Vida
Lisboa, 9 Dezembro, 2022"
댓글